EFEITOS DA SUBSTITUIÇÃO DE AREIA NATURALPOR GRANALHA DE COBRE BATIDA NAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE ARGAMASSAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7397130Resumen
O presente artigo tem como objetivo avaliar a viabilidade de aplicação do resíduo de escória de cobre, após ser utilizado como material abrasivo, passando a ser denominado granalha de cobre batida. Buscou-se substituir o agregado fino natural pela escória de cobre batida em argamassas, em duas frações, denominadas escória batida fina e grossa, de acordo com o número de vezes que foram utilizadas no processo abrasivo. Foram produzidas quatro misturas, para cada tipo de escória batida, com teores de 25%, 50%, 75% e 100% de substituição para areia natural, além da argamassa de referência. A consistência das argamassas frescas foi medida pelo ensaio de espalhamento e a faixa foi fixada em 270 ± 20 mm. Ensaios físicos e mecânicos foram realizados com as argamassas produzidas. As argamassas com escória de cobre batida, tanto fina quanto grossa, demandaram menor relação água/aglomerantes para atingir o espalhamento desejado, em comparação com a mistura de referência. Os ensaios mecânicos mostraram reduções de desempenho importantes na resistência à compressão das argamassas com escória batida fina, tanto em relação à argamassa de referência, quanto quando comparadas às argamassas com mesmo teor de substituição de areia natural por escória batida grossa. Pode-se concluir que, para baixos níveis de substituição de agregados naturais por escória batida grossa, há viabilidade de aplicação da maioria das argamassas, uma vez que não são exigidos altos níveis de resistência e rigidezDescargas

Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores de Artículos Aceptados para su publicación por parte de la RLMM, deberán reconocer la completa transferencia de los derechos de autor en todos los idiomas a la RLMM. Esta transferencia incluye el derecho de la RLMM de adaptar el Artículo para fines de reproducción en medios digitales o impresos sin alterar su contenido escrito así como la información mostrada en tablas o figuras que hayan sido aceptadas para su publicación.
Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autorÃa del trabajo y la publicación inicial en esta revista.